menu2.jpg
Untitled Document
barra.jpg
Sexta-feira - Cuiabá, 20 de Outubro de 2017
menuesquerdo.jpg
 
meio.jpg
Pós-Graduação 2016
02/03/2016
 
 






 




PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

NOME DO CURSO: Especialização em Educação Infantil - (Pós Graduação Lato Sensu).

FORMA DE OFERTA: Presencial.

CARGA HORÁRIA: 400h

DURAÇÃO: 15 meses

PÚBLICO-ALVO: Professores, coordenadores, diretores de creches e pré-escolas da rede pública e equipes de educação infantil dos sistemas públicos de ensino.

OBJETIVO GERAL:

·Discutir com as educadoras e educadores subsídios teórico-metodológicos que permitam aprofundar a reflexão sobre as propostas pedagógicas para a Educação Infantil, no intuito de construir um projeto educativo que respeite e considere as necessidades das crianças desta faixa etária, reconhecendo-as como sujeitos sociais, históricos, culturais e de direitos.         

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·Discutir os principais desafios do atendimento à infância no Brasil;

·Problematizar a situação da Educação Infantil frente aos desafios da sociedade contemporânea;

·Discutir projetos de trabalho, com abordagem interdisciplinar, que incentivem a curiosidade, o questionamento, a inventividade e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social.

·Qualificar as educadoras e educadores para as atividades de pesquisa na área da Educação Infantil;

·Problematizar as diferentes formas de discriminação e exclusão social, na perspectiva da construção de um projeto político-pedagógico que reconheça, valorize e respeite a diversidade cultural.


MATRIZ CURRICULAR

MODULOS

CH

01

Educação Infantil: Aspectos Históricos e Políticas Públicas.

40h

02

Metodologia Aplicada a Iniciação Cientifica

30h

03

A Prática Educativa do Professor na Educação Infantil e a alfabetização

30h

04

Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil

30h

05

Planejamento, Execução e Avaliação na Educação Infantil

30h

06

Currículo, Proposta Pedagógica, planejamento e organização e gestão do espaço em creches e pré-escolas.

30h

07

Diversidade na Educação Infantil: Inclusão

30h

08

Conteúdo e Metodologia da Educação Infantil

30h

09

Desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil.

30h

10

A Importância do Lúdico no atendimento na Educação Infantil.

30h

11

Psicomotricidade, jogos e recreação na educação infantil.

30h

12

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

60h

13

TOTAL

400h


PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

NOME DO CURSO:
Especialização em Psicopedagogia Institucional- (Pós Graduação Lato Sensu).

ÁREA DE CONHECIMENTO: Pedagogia e psicólogos.

CARGA HORÁRIA: 420 h

DURAÇÃO: 15 meses

FORMA DE OFERTA: Presencial.

PÚBLICO-ALVO: Psicólogos, Pedagogos e profissionais da área e afins.

OBJETIVO GERAL:

·Habilitar os profissionais psicólogos e pedagogos na aplicação de conteúdos destas áreas visando a melhoria contínua das pessoas e dos ambientes organizacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·Analisar de forma cognitiva e comportamental o fator humano no ambiente escolar e nos ambientes não escolares que desenvolvam aprendizagem;

·Capacitar os profissionais da educação com técnicas e processos trabalhados no âmbito da psicologia da aprendizagem;

·Evidenciar as formas educacionais trabalhadas no âmbito da pedagogia para os psicólogos;

·Discutir conteúdos da área pedagógica e da psicologia escolar nos contextos atuais de aprendizagem continua;

·Investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como promover a compreensão dos processos da aprendizagem, considerando todas as variáveis que nele intervém: sócio-culturais, biológicas, efetivas e cognitivas, preparando-os para a intervenção psicopedagógica;

·Oferecer embasamento teórico-prático para realização de diagnósticos e desenvolvimento de estratégias de trabalho no encaminhamento de problemas de aprendizagem no contexto institucional.

MATRIZ CURRICULAR

MÓD.

DISCIPLINAS

CH

01

Fundamentos da Psicopedagogia

30h

02

A Importância do Lúdico no atendimento Psicopedagógico

30h

03

Metodologia Aplicada a Iniciação Cientifica

30h

04

Psicopedagogia Aplicada: Estudos de Casos

30h

05

Estágio: Estudo de caso institucional

30h

06

Formação e Intervenção Psicopedagógico no Raciocínio Lógico e Matemático

30h

07

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

30h

08

Alterações no Processo de Aprendizagem/Dificuldade de Aprendizagem

30h

09

Psicomotricidade e Aprendizagem

30h

10

Avaliação e Intervenção em Psicopedagogia Institucional

30h

11

Formação e Intervenção Psicopedagógico na Linguagem escrita.

30h

12

Diagnóstico psicopedagógico institucional

30h

13

O Papel do Psicopedagogo e Ética Profissional

30h

14

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

30h

 

TOTAL

420h


CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

NOME DO CURSO: Especialização em Educação Especial e o  Atendimento Educacional Especializado-AEE (Pós Graduação Lato Sensu).

FORMA DE OFERTA: Presencial.

CARGA HORÁRIA: 420h

DURAÇÃO: 15 meses

PÚBLICO-ALVO: Professores, coordenadores, diretores de escolas da rede pública, psicólogos e fonoaudiólogos.

OBJETIVO GERAL:

Formar recursos humanos acerca dos fundamentos da Educação Especial, trazendo subsídios para uma melhor compreensão e atuação no processo de ensino e aprendizagem da educação inclusiva, bem como sua articulação com os diversos aspectos teóricos e práticos da educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·Permitir que o aluno adquira conhecimento teórico – prática concernente à educação especial e ao Atendimento Educacional Especializado – AEE.

·Entender as diferenças individuais no processo ensino – aprendizagem.

·Conhecer e compreender a evolução histórica da educação especial.

·Identificar os objetivos da educação especial e suas diferentes modalidades de atendimento.

·Compreender o processo ensino – aprendizagem na educação especial e a quem se destinam.

·Conhecer os dispositivos legais pertinentes a pessoa com necessidade educativa especial.

·Conhecer e compreender os objetivos da escola inclusiva.

·Refletir sobre a prática pedagógica concernente aos NEEs.

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINAS

CH

01

Políticas públicas e legislação

30h

02

Metodologia da pesquisa científica

30h

03

A educação lúdica no atendimento educacional

30h

04

Currículo Escolar na perspectiva da Educação Inclusiva

30h

05

Psicologia da aprendizagem e desenvolvimento

30h

06

Fundamentos históricos e filosóficos da Educação Especial e a Sala de recursos multifuncionais.

30h

07

Avaliação Diagnóstica e o atendimento do AEE

30h

08

Os sujeitos da Educação Especial no contexto da escola inclusiva

30h

09

Educação física adaptada

30h

10

Fundamentos da educação de alunos com Deficiência: intelectual e auditiva.

30h

11

Fundamentos da educação de alunos com Deficiência: visual e física

30h

12

Fundamentos da educação de alunos com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

30h

13

Vivencia prática em SRM

30h

14

TCC- Artigo

60h


TOTAL

420H

 


 
 
rodape.jpg
 
Todos os direitos reservados para www.ive.edu.br - informações e contato através do telefone: 65 3388 8400