menu2.jpg
Untitled Document
barra.jpg
Sexta-feira - Cuiabá, 20 de Outubro de 2017
menuesquerdo.jpg
 
meio.jpg
Pós-Graduação 2016
02/03/2016
 
 






 

Histórico e desenvolvimento da Instituição de Ensino:

As Faculdades Integradas de Várzea Grande, com sede na cidade de Várzea Grande, estado do Mato Grosso, estabelecimento isolado particular de ensino superior, são mantidas pela Associação Varzeagrandense de Educação e Cultura, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com seu estatuto e alterações posteriores registrado no cartório do 1º ofício de Várzea Grande, da comarca de Várzea Grande, sob número 015, livro A-1 de 04 de setembro de 1986. As Faculdades desenvolvem suas atividades norteando-se pela legislação federal sobre a educação superior, pelo seu regimento interno, por normas internas emanadas dos órgãos próprios e pelo estatuto da mantenedora, na esfera de suas atribuições específicas.
Em 1991, através de autorização do MEC, colocou em funcionamento a Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas - Curso de Pedagogia e em 1992 a Faculdade Varzeagrandense de Comunicação Social - Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo.
Em 1999 expandiu suas atividades implantando cursos de pós-graduação “lato sensu” na área de Educação (Psicopedagogia, Gestão Escolar na Educação Básica e o Fazer Pedagógico nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental). No ano de 2001 colocou em funcionamento o curso de pós-graduação “lato sensu” Comunicação e Recepção ligado à área de Comunicação Social, sendo que atualmente possui diversos cursos de especialização nas áreas de educação e comunicação, ressaltando os de inclusão social e educação ambiental.
               Ainda no mesmo ano promoveu alteração em seu regimento interno obtendo seu credenciamento como Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC, conforme portaria ministerial nº 1521 de 16 de julho de 2001.
           Ressalta-se que seus cursos e programas de ensino são revisados freqüentemente pelos órgãos colegiados responsáveis por tal acompanhamento, sempre levando em consideração as diretrizes curriculares emanadas pelo poder público, bem como os resultados das avaliações institucionais externas e internas.
Especificamente, com relação às políticas de avaliação externa, a IES tem norteado suas ações levando em consideração os resultados obtidos no Exame Nacional de curso e os resultados dos relatórios de avaliação das condições de oferta apresentados pelas comissões de especialistas do MEC.
Já com relação à auto-avaliação, a IES vem buscando implementar tal política, havendo em 2002, aplicado junto ao corpo discente um instrumento avaliativo, que embora em caráter experimental, subsidiou a reformulação de propostas pedagógicas durante as reuniões de colegiados de curso. Atualmente, a IES possui uma CPA (comissão própria de avaliação) responsável pelo processo de auto-avaliação institucional.
Ressalta-se que a IES desenvolve várias ações de responsabilidade social, tais como: participação em programas de alfabetização de jovens e adultos, tais como ALFA (estadual) e ALFABETIZAÇÂO SOLIDÀRIA ( nacional). Seminários na área de educação e comunicação abertos à comunidade. Oferta de cursos de aperfeiçoamento para funcionários da rede pública de ensino. Biblioteca, contendo acervo não somente de seus cursos superiores, mas também com livros da educação básica, enciclopédias e obras literárias que atendem a comunidade em torno, sobretudo alunos da rede pública de ensino. Concessão de bolsas de estudos para a população indígena ( convênio com UNESCO ), bem como para deficientes auditivos e seus respectivos intérpretes. Bolsas de estudos parciais e integrais para alunos carentes. Atuação permanente de estagiários do curso de pedagogia junto as escolas da rede pública de ensino, auxiliando na elaboração/reformulação de seus projetos pedagógicos e na resolução de problemas educacionais. Atividades de pesquisa na área de comunicação e educação, cujos resultados estão a disposição de toda a comunidade. Trotes solidários com arrecadação de roupas e alimentos que são doados para entidades assistenciais, bem como campanha de doação voluntária de sangue. Realização de atividades culturais, como mostra de cinema, abertas a comunidade.
Cabe frisar que ao longo de seus 18 anos de existência ( a primeira IES do município) a FIAVEC conquistou o reconhecimento social como uma importante instituição do estado, tendo em vista que seus egressos dos cursos de graduação e pós-graduação têm uma atuação significativa no mercado de trabalho regional.

Contatos : fone (65)3388-8400 ou jussara@ive.edu.br

 
 
rodape.jpg
 
Todos os direitos reservados para www.ive.edu.br - informações e contato através do telefone: 65 3388 8400