menu2.jpg
Untitled Document
barra.jpg
Segunda-feira - Cuiabá, 11 de Dezembro de 2017
menuesquerdo.jpg
 
meio.jpg
Pós-Graduação 2016
02/03/2016
 
 






 
30/03/2016
Fique Atento!
Ações de combate ao Aedes na região central já registra a retirada de 700 toneladas de lixo
 
 
 

  Os trabalhos referentes ao Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes Aegypit continuam com ações ininterruptas na região Central do município de Várzea Grande por mais uma semana. A equipe técnica de trabalho da Vigilância em Saúde estendeu os serviços por mais uma semana, visto que a região abriga bairros com grande contingente populacional.

Conforme dados preliminares até a presente data foram visitados cerca de 15.280 mil imóveis na região central  e bairros adjacentes. A meta desta 2ª etapa é de visitar 41.222 imóveis. As atividades do segundo setor tem previsão para encerramento nesta sexta-feira, 01 de abril.

Do total de imóveis visitados, 1.499 foram constatados focos do mosquito Aedes, 1.030 receberam tratamento com larvicida, aplicado pelos Agentes de Combate a Endemias, 2.720 imóveis estavam fechados, e 39 moradores recusaram entrada dos agentes para realização das visitas domiciliares. ”Esse segundo setor que compreende a região central de Várzea Grande tem como área de abrangência 58 bairros. Por isso resolvemos estender o trabalho por mais uma semana e cumprir a meta. Essa região requer uma atenção especial por parte do Poder Público no combate ao Aedes Aegypit, uma vez que foram encontrado criadouros do mosquito em grande parte das moradias visitadas”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Juliano Melo.

Segundo Juliano Melo, nas residências e estabelecimentos comerciais que recusaram a entrada dos agentes, a Vigilância Sanitária aplicou notificação, totalizando 60. Destas notificações, 19 foram encaminhadas ao Ministério Público para sanções legais. “As notificações nestes imóveis a maioria é reincidente, e as tomadas de providencias por parte dos proprietários não foram cumpridas. Daí a necessidade de acionar o Ministério Público”, explicou.   

O superintendente reforça ainda que os serviços estão sendo executados por meio de mutirões e com trabalhos de limpeza dos bolsões de lixo, coleta de pneus, vistoria em 100% dos imóveis residenciais e comerciais, vistoria e controle químico dos pontos estratégicos e coleta de entulhos. Até o momento, já foram retiradas cerca de 700 toneladas de lixo. As secretarias de Viação Obras e Urbanismo e Serviços Públicos e Mobilidade Urbana estão dando suporte a ação e executando serviços de infraestrutura, como patrolamento, cascalhamento de ruas, tapa-buraco, drenagem, limpeza urbana, varredura e iluminação.

As ações e serviços do Plano Municipal Emergencial de Enfrentamento ao Mosquito Aedes, têm inicio a terceira fase nos bairros Jardim Glória, Mapim e região. Os trabalhos tem previsão de inicio no período de 4 à 15 de abril.  A quarta e última etapa do Plano será no bairro São Matheus e região, com início das atividades no dia 18 de abril.  

DADOS: De acordo com dados do Sistema Nacional de Informação (Sinan), até a presente data foram notificados no município de Várzea Grande 1.516 casos de zika vírus, 221 casos de dengue e 04 casos de febre chikungunya.

Mais informações acesse: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/portal/conteudo/15607

(Fonte: Assessora de Comunicação da Saúde / Reporter Carolina Miranda / Foto Divulgação)

 
 
 
 
rodape.jpg
 
Todos os direitos reservados para www.ive.edu.br - informações e contato através do telefone: 65 3388 8400