menu2.jpg
Untitled Document
barra.jpg
Segunda-feira - Cuiabá, 11 de Dezembro de 2017
menuesquerdo.jpg
 
meio.jpg
Pós-Graduação 2016
02/03/2016
 
 






 
21/03/2016
Lúdico
A importância do lúdico para o desenvolvimento infantil
 
 
 

   O brincar faz parte da infância. Este momento de interação possibilita uma gama de oportunidades de desenvolvimento, tanto na esfera cognitiva quanto social, motora e afetiva. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim de grande importância no processo de ensino-aprendizagem.

O mundo da fantasia para criança contribui para o aprendizado. Brincando ela se sente estimulada a experimentar, descobrir, criar e aprender novas sensações, conforme a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Plural, Ana Mara Caldas, explica. “As relações cognitivas e afetivas a partir da ludicidade promovem o amadurecimento emocional, o desenvolvimento lógico e a sensibilidade da criança, garantindo assim que suas potencialidades e afetividades se harmonizem”.

Segundo Ana Mara, para garantir sucesso no processo ensino-aprendizagem dos alunos, o educador deve utilizar-se dos mais variados mecanismos de ensino, entre eles as atividades lúdicas no interior e fora da sala de aula.

“O espaço para a realização das atividades deve ser um ambiente agradável e que as crianças possam se sentir descontraídas e confiantes. Nós, por exemplo, realizamos atividades lúdicas (pedagógicas) no campinho de areia e no parque de borracha do colégio para ensinar valores aos nossos pequenos alunos”, ressalta.

A coordenadora reforça que além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção.

“A criança estimulada nesse mundo da imaginação se torna uma pessoa mais criativa e comunicativa, com reflexos na vida toda. Em casa, é essencial estimular nas crianças as atividades lúdicas. Sentar ao lado dela e contar histórias, pintar, brincar de casinha e afins, menos aparelhos eletrônicos e mais livros didáticos, mais interação corpo a corpo”, finaliza.

Mais informações acesse: http://mtmaisnoticias.com.br/noticias/a-importancia-do-ludico-para-o-desenvolvimento-infantil,43411,10.html

(Fonte: Por: Da Assessoria / Foto de Divulgação / Site: mtmaisnoticias)

 
 
 
 
rodape.jpg
 
Todos os direitos reservados para www.ive.edu.br - informações e contato através do telefone: 65 3388 8400