menu2.jpg
Untitled Document
barra.jpg
Sexta-feira - Cuiabá, 20 de Outubro de 2017
menuesquerdo.jpg
 
meio.jpg
Pós-Graduação 2016
02/03/2016
 
 






 
29/02/2016
Dicas para Professores
Lego ajuda a construir conceitos de matemática. Saiba mais!
 
 
 

  Existem várias formas de trabalhar com Lego em sala de aula, com sua utilização o professor estimula o envolvimento e aprendizado de seus alunos através da resolução de problemas e cálculos, a utilização desse recurso faz com que a criança desenvolva o senso espacial e proporcional, o Lego pode ser utilizado desde as series iniciais ate o ensino médio e superior para programação e robótica.

O Lego é uma ótima ferramenta didática para ensinar os conceitos matemáticos, as aulas ficam mais dinâmicas, o aluno perde o medo da matemática e aprende fazer contas enquanto monta e desmonta blocos de Lego,  os alunos interagem mais o que propicia um melhor aprendizado.

O professor pode criar varias atividades para trabalhar com Lego em sala.

Lego para construir raciocínio parte-parte-todo

O uso do Lego torna a contagem mais fácil, já que geralmente as peças de Lego são agrupadas em dois, com o passar do tempo ao realizar essa atividade os alunos já vão reconhecer os grupos e não terão mais necessidade de conta-los.

Lego = Operações coloridas prontas


Com a utilização  do Lego ensinar multiplicação e divisão fica mais fácil já que os alunos visualizam as peças que são separadas por cores e conseguem entender melhor por que 3×3=9 por exemplo, enquanto visualiza o aluno cria uma relação entre a quantidade e cor o que facilita seu entendimento.

Enfrentando frações com Lego

Na hora de explicar frações o professor tem mais opções utilizando as peças de Lego, o aluno consegue compreender nas peças como se representa um inteiro,  1/5, 3/4, por exemplo, ele consegue associar o que esta sendo explicado e visualizar na peça de Lego.

Explorando média, mediana, modo e alcance com Lego

Fica mais fácil para os alunos entenderem o que significa média, mediana, modo e alcance enquanto desmontam as torres de vários Lego, dessa forma o aluno consegue compreender o conceito do que esta vendo na teoria e aprende na pratica.

Duas dicas para o professor que quer ensinar com Lego são: explore não brinque e construa kits, ou seja deixe que seus alunos brinquem e explorem o Lego por um determinado tempo antes de iniciar as atividades com a sala, assim quando for iniciar sua aula não terá conflitos com a sala. Procure não entregar todas as peças aos alunos separe em pequenos sacos fechados, etiquetados, formando kits com a quantidade que será utilizada na aula, solicite que os alunos devolvam os kits da forma que receberam.

Mais informações acesse: http://canaldoensino.com.br/blog/lego-ajuda-a-construir-conceitos-de-matematica

(Fonte: Postado por: Alecsandra Moraes / Site: Canal do Ensino)

 
 
 
 
rodape.jpg
 
Todos os direitos reservados para www.ive.edu.br - informações e contato através do telefone: 65 3388 8400