menu2.jpg
Untitled Document
barra.jpg
Segunda-feira - Cuiabá, 11 de Dezembro de 2017
menuesquerdo.jpg
 
meio.jpg
Pós-Graduação 2016
02/03/2016
 
 






 
29/02/2016
Campanha contra o Aedes
Dia D une jovens contra o Aedes na Campanha de Enfrentamento em VG
 
 
 

   A prefeita Lucimar Sacre de Campos participou na manhã de hoje (26) da Gincana Estudantil “Unidos contra a Dengue” promovida pela Secretaria Municipal de Saúde que envolveu alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais José Leite de Moraes e Julio Muller, na Praça Áurea Brás, na região do Grande Cristo Rei em Várzea Grande.

Na abertura do evento, a prefeita selou um pacto de guerra contra o Aedes Aegypit onde alunos e prefeitura juntos unem forças na detecção de criadouros do mosquito em suas escolas e comunidades em que moram e a prefeitura com os agentes de combate a endemias intensificam a ação de casa em casa na orientação de como evitar a proliferação do vetor. “O pacto é unir informações, integrar os jovens, comunidade e agentes num trabalho de esforço mútuo para eliminação do mosquito. As escolas desenvolveram um excelente trabalho de conhecimento onde os alunos elaboraram materiais informativos extraídos do seu próprio conhecimento sobre o Aedes, formas de transmissão e como prevenir. Esse conhecimento transformará cada estudante em um multiplicador de informação nas suas comunidades onde residem. E desta forma a nossa corrente aumenta e nos tornaremos um exercito contra o mosquito. Juntos iremos vencer essa guerra”, disse a prefeita.

“A Dengue é algo sério. Prevenir não é nenhum mistério” foi o slogan trabalhado pelos alunos da Escola Estadual José Leite de Moraes. A diretora Vilma Ribeiro de Moraes disse que os alunos se sentiram motivados quando receberam o convite da Saúde Municipal em estar participando dessa Gincana Estudantil. Segundo ela muitas idéias foram apresentadas, o que fez despertar nos estudantes a responsabilidade de cada um nesse problema de saúde pública. “Esse trabalho de conscientização é muito importante. È através desses jovens que teremos como ampliar as informações sobre a importância da prevenção. Cada um tem que ter a consciência sobre a importância dos cuidados contra o mosquito”, disse a diretora.

A aluna Nadinny Aparecida disse que passou por uma experiência dentro de sua casa. Ela disse que sua mãe já teve Zika. “As pessoas tem que entender que se cada um tiver o cuidado poderemos erradicar o mosquito em Várzea Grande. Qualquer um pode pegar as doenças do mosquito Aedes”, contou.

A Escola Estadual Julio Muller trabalhou com o slogan “Não fique aí como água parada. O mosquitão pode te pegar!”. A aluna Ane Caroline Soares conhece bem essa frase. Ela já pegou a Zika e a Dengue. “O que está faltando é o envolvimento de todos nesse trabalho de prevenção. Cada um tem que cuidar do seu local onde mora ou trabalha. Na nossa escola com essa Gincana todos já estão envolvidos na campanha”.

O coordenador da Escola Julio Muller David Gomes parabenizou a prefeitura em envolver a comunidade escolar nesse trabalho. “Por mais que trabalhamos o tema de forma lúdica conseguimos despertar nos alunos que esse é um problema sério. O mosquito Aedes Aegypit transmite doenças graves e que mata. A nossa responsabilidade como educador é de alertar o nosso alunado sobre o tema”, comentou David.  

O secretario municipal de Saúde Cassius Clay de Azevedo destacou que a prova da gincana onde os alunos elaboraram paródia do que aprenderam sobre o Aedes é uma demonstração de que o conhecimento e a sensibilização ajudam o Poder Público ampliar a informação. É por isso que essa Administração busca sempre trabalhar em parceria com a população, sendo ela agente essencial também no combate ao mosquito.  

Mais informações acesse: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/portal/conteudo/15460

(Fonte: Reporter Carolina Miranda / Foto SECOM VG / Site: Prefeitura Municipal de VG)

 
 
 
 
rodape.jpg
 
Todos os direitos reservados para www.ive.edu.br - informações e contato através do telefone: 65 3388 8400