menu2.jpg
Untitled Document
barra.jpg
Segunda-feira - Cuiabá, 11 de Dezembro de 2017
menuesquerdo.jpg
 
meio.jpg
Pós-Graduação 2016
02/03/2016
 
 






 
22/02/2016
Dicas para Professores
Portal do professor oferece materiais sobre práticas pedagógicas. Confira!
 
 
 

 Olá professores!

A internet oferece muitas alternativas para os professores e elas devem se aproveitadas, existem diversos portais do professor com recursos interessantes para serem explorados.

O portal do professor oferece materiais, programas digitais, desenvolvimento de projetos, entre outras coisas para ajudar a tarefa de ensinar. Se você é professor e está buscando algo para melhorar seu trabalho com os alunos acompanhe que vamos te ajudar.

O ano começou e logo mais as aulas também começam, e você já deve estar preparado para receber seus alunos com materiais interessantes e envolventes. Atualmente encontramos vários recursos colaborativos para ensinar de forma simples, mas é preciso saber onde procurar. Não dá para entrar em qualquer portal do professor e procurar atividades para seus alunos.

Sabemos que por causa do desinteresse cada vez maior dos alunos, muitos professores tem desenvolvido projetos e práticas interessantes que integram a tecnologia e melhora o dia a dia na escola. Mas não só os professores, muitas editoras tem se preocupado com novos estilos de ensinar e criam materiais diferentes para incentivar e motivar os alunos.

Portal do professor – MEC
Um dos mais famosos e melhores portais é o portal do professor do MEC. O portal foi lançado há pouco tempo, tem cerca de 8 anos, ele foi lançado em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e seu objetivo é apoiar os processos de formação dos professores e enriquecer a prática pedagógica. É um espaço publico que pode ser acessado por todas as pessoas que tem interesse.

O portal do professor é bem completo e oferece diversas atividades, vamos mostrar algumas dessas possibilidades. Confira:

Produzir e compartilhar sugestões de aulas
Nessa área o professor encontra uma comunidade de aprendizagem, professores de todo o Brasil compartilham suas propostas, ideias e metodologias. Eles mostram os recursos de multimídia e das ferramentas digitais que possuem. Nesse ambiente os profissionais conseguem compartilhar e desenvolver atividades junto com outros profissionais da área, existe uma interação bem legal.

Todas as atividades disponíveis nesse local, são sugestões de professores, qualquer pessoa pode acessar as sugestões, baixá-las, deixar comentários e classificá-las. Da mesma forma que você pode acessar as novas sugestões, também pode criar, só precisa estar inscrito e logado no portal.

Acessar informações diversas sobre a prática educacional
No portal do professor você também encontra o Jornal do Professor, ele tem o objetivo de revelar o cotidiano da sala de aula e traz quinzenalmente temas ligados à educação. É uma forma interessante de mostrar o professor o que tem acontecido, mostrar estudos feitos e outras coisas bem interessantes. O professor também participa e colabora com a escolha dos próximos temas.

Informar-se sobre cursos e acessar materiais de estudo
Nesse local o professor tem acesso a vários sites com informações sobre programas de capacitação que o MEC e outras instituições oferecem. Você também encontra materiais de estudo com orientações, apostilas, entrevistas, estratégicas pedagógicas, entre outras coisas.

Acesso a conteúdo multimídia
O portal do professor também oferece diversos materiais em diferentes mídias como áudios, imagens, vídeos, animações, simulações e outros. Todos os materiais disponíveis foram previamente selecionados e atentem os componentes curriculares e temas relacionados. Ter conteúdos desse tipo para levar aos alunos é bem interessante, esses recursos podem ser baixados, copiados e distribuídos sem problema. O objetivo é fornecer material diferente que incremente as ações educacionais já realizadas pelo professor.

Interação com professores e colaboradores
No portal você também encontra uma forma de interagir com outros profissionais da área, essa interação permite a troca de informações e compartilhar o trabalho com professores de todo o país. Essa interação é bem interessante, você pode saber como os alunos de outro lugar receberam as atividades e propostas, dessa forma você vai realmente saber se funciona e vale a pena investir no trabalho mais diferente.

Nessa área também são publicadas diversas ferramentas de interação e colaboração disponíveis na internet.

Acessar coleção de links
No espaço de coleção de links existe uma coletânea de endereços separados por temas que ajudam nas pesquisas dos professores. Dessa forma o professor pode conhecer outras práticas e ter acesso a vários conteúdos.
Agora que você já conhece um pouco do portal do professor não deixe de entrar e fazer parte. Pode ter certeza que terá uma experiência bem interessante e irá levar atividades diferentes para seus alunos.

Acesse agora mesmo o Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

Mais informações acesse: http://canaldoensino.com.br/blog/portal-do-professor-oferece-materiais-sobre-praticas-pedagogicas

(Fonte: Por: Fernanda Toyomoto / Site: Canal do ensino)

 
 
 
 
rodape.jpg
 
Todos os direitos reservados para www.ive.edu.br - informações e contato através do telefone: 65 3388 8400