menu2.jpg
Untitled Document
barra.jpg
Segunda-feira - Cuiabá, 11 de Dezembro de 2017
menuesquerdo.jpg
 
meio.jpg
Pós-Graduação 2016
02/03/2016
 
 






 
22/02/2016
Literatura
Vencedor do Prêmio MT de literatura lança livro adaptando lenda indígena à ficção
 
 
 

  A atuação de Anhangá, um velho espírito protetor dos animais, na floresta é tema do segundo romance de Alexandre Tarelow, escritor de Araputanga (354km de Cuiabá) e um dos dez vencedores do Prêmio Mato Grosso de Literatura.

Este é o segundo livro do escritor, e será publicado pela Carlini e Caniato, mesma editora da obra ‘Kuatrin’, de 2009. Segundo Tarelow, ‘Anhangá’ conta uma lenda tupi: “O livro trata-se da transformação de lendas de nossa terra em livros de ficção. Os nativos de terras tupiniquins passavam e passam suas lendas oralmente. Devido a isto, são curtas. Eu peguei algumas destas histórias e transformei em um romance de ficção”, contou Tarelow.

Para realizar este feito, Alexandre ficou quatro anos estudando o tema. Sua ideia de escrever a partir de uma lenda indígena surgiu depois que ele observou que muitos Best-sellers internacionais eram inspirados em obras dos irmãos Grimm: “Estas obras são de altíssimo valor literário, mas pecam por não serem originais. Vendo que esta nossa parte folclórica estava um tanto quanto esquecida, decidi me aventurar. Hoje tento resgatar o interesse das pessoas em nossas lendas”, disse.

O livro será lançado em abril, junto aos outros premiados, na cerimônia oficial promovida pela Secretaria de Estado de Cultura. Estarão presentes, além dos dez escritores premiados, o governador do Estado, Pedro Taques, e o secretário de cultura, Leandro Carvalho.

Mais informações acesse: http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=vencedor-do-premio-mt-de-literatura-lanca-livro-adaptando-lenda-indigena-a-ficcao&edt=17&id=10268

(Fonte: Da Redação - Isabela Mercuri / Foto: Reprodução / Site: Olhar Direto/Conceito)

 
 
 
 
rodape.jpg
 
Todos os direitos reservados para www.ive.edu.br - informações e contato através do telefone: 65 3388 8400