menu2.jpg
Untitled Document
barra.jpg
Segunda-feira - Cuiabá, 11 de Dezembro de 2017
menuesquerdo.jpg
 
meio.jpg
Pós-Graduação 2016
02/03/2016
 
 






 
15/02/2016
Dia D
VG participa da mobilização nacional contra o mosquito Aedes com reforço das Forças Armadas
 
 
 

  A prefeita Lucimar Sacre de Campos, o coronel da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, coronel Anysio Luiz Crespo Alves Negrão e o coordenador de Resposta e Repercussão da Superintendência Estadual da Defesa Civil Marcio Paulo da Silva, secretários municipais, superintendentes e agentes de Combate a Endemias deram a largada na manhã de hoje (13) no município de Várzea Grande as ações emergenciais de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypit transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

O município de Várzea Grande integrou o Dia D de Mobilização Nacional do Ministério da Saúde e do Ministério da Defesa onde o país desencadeou visitas em residências num grande ato de mobilização. “O apelo do dia de hoje é para que a população abra as portas de suas casas e integrem as ações dos governos na sensibilização quanto a gravidade da situação causada pelo mosquito. A mensagem é de união e convite para que a população participe ativamente dessa grande mobilização. Os nossos agradecimentos as Forças Armadas e as Forças Estaduais no desenvolvimento dessa ação tão importante no município de Várzea Grande”, disse a prefeita.

O Coronel da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada Anysio Luis Negrão disse que o Exército Brasileiro cumpre uma meta do Ministério da Defesa nesse grande evento de sensibilização nacional. “No município de Várzea Grande foram disponibilizados cerca de 400 homens do Exército e Força Aérea nesse trabalho de campo e de corpo a corpo com a população do município. Além de Várzea Grande outros onze municípios de Mato Grosso estão envolvidos nesse ato e também contaram com a nossa contribuição”.

O bairro Ponte Nova foi a região escolhida em Várzea Grande para a realização do Dia D de Mobilização Nacional. Mais de 800 pessoas foram envolvidas na ação. Cerca de 700 imóveis foram visitados na manhã de hoje onde foram entregues panfletos com orientações para a população de como proceder para manter os locais livres dos criadouros do mosquito Aedes Aegypit e retirados lixos acumulados nas residências, terrenos baldios além da ação dos agentes de combate a endemias na inspeção das casas.

A prefeita Lucimar visitou o estabelecimento comercial da Dona Sonia Maria de Fátima e agradeceu por abrir as portas para a visita dos agentes e convidou a integrar a mobilização. Dona Sonia parabenizou a iniciativa da Prefeitura em estar fazendo esse trabalho de visitas nas residências e comércios locais. “Todos nós devemos fazer o nosso dever de casa. Só quem já contraiu a doença transmitida por esse mosquito sabe o quanto é ruim. Então todos nós devemos nos unir nessa batalha e nosso bairro inteiro está em alerta e abertos para as instruções”, disse Dona Sonia.

Dona Francisca Fialho abriu as portas de sua casa para receber a visita da prefeita e dos agentes. Ela disse que tem procurado fazer a lição de casa de não acumular água nem entulhos, sendo esses os principais criadouros do mosquito. “Eu faço a minha parte, mas não tenho como cuidar do vizinho. Hoje, vocês aqui estão olhando por todos nós”.  

Dona Jane Souza assim que viu passar o caminhão da limpeza colocou o lixo na porta de sua casa para contribuir e ajudar no trabalho. “Fiquei satisfeita quando me deparei com o serviço na minha rua. Isso demonstra a preocupação da prefeita Lucimar diante desse grave problema de saúde pública. No entanto, nós enquanto moradores não temos que esperar apenas as ações do Poder Público. Cada pessoa tem sua responsabilidade individual. Temos que entender que estamos numa guerra. Numa guerra contra o mosquito”, destacou.

O Tenente Coronel Soares do 9º Batalhão do Exército Brasileiro disse que esse não é um trabalho de um dia apenas, tem que ser contínuo. “É essa a intenção da participação efetiva dos homens do Exército nessa grande ação de união de pessoas e de esforços a fim de fortalecer e incrementar as ações de combate que estão sendo desenvolvidas aqui no município”.  

O coordenador de Resposta e Repercussão da Superintendência Estadual da Defesa Civil Marcio Paulo da Silva disse que doze voluntários trabalharam na ação no apoio logístico a fim de contribuir para o êxito dos trabalhos. “Nós da Defesa Civil queremos somar com o município de Várzea Grande. Estamos engajados e temos a certeza que ao final dessa jornada teremos contribuído com esse trabalho de mobilização e de sensibilização da população”.

Foram empregados na Ação de Mobilização Nacional de Combate ao mosquito Aedes cerca de 400 homens das Forças Armadas, 45 da Aeronáutica, 50 do Corpo de Bombeiros, 48 agentes de Combate a Endemias e 300 servidores da Prefeitura Municipal de Várzea Grande. Além de 18 caminhões do Exército e 04 caminhões de limpeza.

Mais informações acesse: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/portal/conteudo/15385

(Fonte: Reporter Carolina Miranda / Assessora de Comunicação- SMS-VG / Foto Robson Silva)

 
 
 
 
rodape.jpg
 
Todos os direitos reservados para www.ive.edu.br - informações e contato através do telefone: 65 3388 8400